- Automatismos
- Eletrónica para automatismos
- Segurança e Vigilância
- Equipamentos Industriais
- Packs Especiais
- Automatismos
- Eletrónica para automatismos
- Segurança e Vigilância
- Equipamentos Industriais
- Packs Especiais
Nenhum produto no carrinho.
O portão de correr é um tipo de portão amplamente utilizado em casas e indústrias, principalmente para a otimização do espaço e a baixa manutenção que requer.
Neste artigo explicamos como automatizar um portão de correr e as principais precauções que deve tomar no momento da instalação.
Também conhecido como portão deslizante, é um portão que corre sobre trilhos com movimentos laterais para abrir e fechar.
Quando automatizada, este movimento é feito com a utilização de uma cremalheira, sendo esta um acessório fundamental para o bom funcionamento do portão.
O portão de correr automático funciona através da interação do pinhão (engrenagem do motor) com a cremalheira. Assim, quando o motor é ligado, faz com que a engrenagem comece a rodar, fazendo com que o portão se movimente para a frente ou para trás.
Para automatizar um portão de correr é primeiro necessário adquirir um motor adequado ao peso do portão e ao número de ciclos de abertura e fecho.
Uma vez feito isto, o motor deve ser colocado no chão sobre uma base de betão fixado com parafusos ou soldado.
Em seguida, coloca-se a cremalheira no portão, considerando que as cremalheiras de nylon só são indicadas para motores até 800Kg.
Para ajustar o fim do curso, ligue o motor à central e faça os ajustes necessários.
Como exemplo, partilhamos a instalação passo a passo do motor BRAVO500 da Motorline:
-O portão deve encontrar-se bem nivelado: Verifique se o portão tem um movimento uniforme, sem fricção irregular durante a totalidade do curso
-O motor deve ser adequado ao portão: Verifique se as dimensões e peso do portão condizem com as apresentadas nos dados técnicos do motor
-Afinação de fim de curso: Os fins de cursos têm de estar afinados para o portão parar antes de tocar nos batentes de fecho ou abertura
-Faça testes de desaceleração: A cada afinação teste o motor até atingir o equilíbrio entre a irreversibilidade do motor e a força da desaceleração
-Faça a manutenção periódica a cada 6 meses:
-Deve sempre consultar o manual do produto e seguir as recomendações indicadas pelo fabricante.
Encontre motores para portão de correr aqui.
Este artigo foi útil para si? Subscreva a nossa Newsletter para acompanhar todas as novidades e ainda receber um cupão com 5% de desconto para a sua próxima compra.
Subscreva a nossa newsletter e ganhe 5% de desconto
na sua próxima compra
Entre na nossa lista exclusiva e acompanhe todas as promoções e novidades que temos para lhe oferecer.