A instalação da maioria dos motores é muito simples, irá precisar de algumas ferramentas que, muito provavelmente, tem em sua casa.
A central eletrónica do automatismo é enviada o mais preparada possível, apenas em alguns casos poderá ser necessário ter de programar os fins-de-curso do portão para que o motor se adapte à sua forma, sensibilidade e força a ser exercida, mas não se preocupe, os manuais de instalação são muito claros e caso necessite de ajuda poderá ligar connosco ou se for alguma questão mais técnica poderá enviar um email para o tecnico@temosonline.com e os nossos técnicos certamente irão ajudá-lo.

O motor de enrolar é encaixado no centro do eixo da grade metálica, os cabos são passados dentro do eixo até saírem por uma lateral e a primeira lâmina da grade é aparafusada à coroa do motor através de um parafuso. Depois deste processo, regule o fim-de-curso, conectando o motor à central e efetuando a sua programação.

Para adquirir o motor mais indicado para o seu estore deverá saber o peso do mesmo. Caso necessite de ajuda, contacte o seu fornecedor para obter essa informação. Se não tiver essa possibilidade, pode optar por colocar uma balança debaixo do estore para obter o seu peso, a esse valor acrescente +20%. Dessa forma irá obter um valor aproximado de quanto pesa o estore.

De seguida, comece por analisar o modelo do tubo onde enrola o estore, para que possa adquirir o acessório do motor equivalente ao formato do tubo.

Por fim, a instalação do motor é bastante simples, só tem de encaixar o motor no interior do tubo e conectar o motor à central eletrónica para efetuar a programação do fim-de-curso.

Os motores deverão ser colocados no portão respeitando as suas cotas de instalação (verifique no manual de instalação pois este passo é muito importante). Para fixar a parte traseira do motor pode optar por o aparafusar ou soldar, de acordo com o material do pilar. A parte frontal deve ser fixa na folha do portão, também soldando ou aparafusando, conforme preferir, usando os suportes de fixação do motor. Depois disto, basta conectar o motor à central eletrónica e efetuar a programação do fim-de-curso.

Para automatizar um portão de correr, o motor deve ser colocado no chão, em cima de uma sapata de betão, fixo com parafusos ou soldado e, em seguida, coloque no portão a cremalheira de aço ou nylon. Tenha em atenção que a cremalheira de nylon só é indicada para motores até 800Kg. Para regular o fim-de-curso, conecte o motor à central eletrónica e efetue as programações necessárias.

Normalmente todos os motores são compatíveis com a maioria das centrais eletrónicas e vice-versa, se você ainda tiver dúvidas, pode nos enviar fotos da sua instalação atual, para que possamos recomendar com exatidão se você pode usar o material antigo com o novo ou se precisa de mudar algum dos componentes.

Todos os motores têm a possibilidade de abertura manual e, no caso dos motores a 24Vdc, possuem uma bateria de reserva que permite ao motor trabalhar sem eletricidade em média mais 20 manobras.

Para escolher um motor, deve primeiro olhar para o tipo de portão que pretende automatizar. Os motores são escolhidos consoante o peso e/ou tamanho do portão.

É sempre aconselhável escolher um motor que tenha força superior, uma vez que as condições de movimentação do portão nem sempre são as mesmas, depende da dureza do curso, do esforço necessário para começar a movê-lo, etc.

Por exemplo, para um portão de correr deve ter em atenção o seu peso, mas também é muito importante considerar se o deslizamento do portão ocorre com facilidade. Caso tenha dificuldades a empurrar o portão e este não deslize bem, deve optar por aplicar um motor que suporte mais peso, de forma a que tenha força suficiente para mover o portão.

Num portão de batente é o tamanho da folha a ser levado em conta, assim como, o vento que bate contra a folha exercendo uma força contrária.

O fim-de-curso é um dispositivo eletromecânico que é usado na instalação de portões para indicar ao motor qual o ponto de paragem na abertura e fecho do portão.

Ambas as marcas são portuguesas. A Portamatik tem produtos mais indicados para uso residencial. A Motorline, para além do seu design inovador, tem uma mecânica preparada para usos mais intensivos.

Categorias

Subscreva a nossa newsletter e ganhe 5% de desconto
na sua próxima compra

Entre na nossa lista exclusiva e acompanhe todas as promoções e novidades que temos para lhe oferecer.